quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O Mito Deus:



Deus é a realidade sobrenatural, a força que rege o universo, o autor das existências, a beleza que se revela através da natureza, uma lógica não compreendida, uma verdade que destorcem...
Em busca de desmistificar a existência de Deus, criam-se mitos sobre sua personalidade, explicações divergentes surgem para caracterizar um só ser. E a grande multidão que acredita em Deus, desentendem-se entre si, por criarem ideologias dissimilares. Então dividem-se em subgrupos, para defenderem melhor suas teorias e persuadir aos que não são participantes dos subgrupos. E assim, perdem-se em suas “sabedorias”, esquecem a essência de Deus e cultuam suas idéias. É assim então, que Deus “torna-se” mito.
Aos céticos e ateus, restam fazer críticas, devido à falta de precisão que teem em “explicar” a existência de Deus. E de forma infeliz o taxam de controverso, pelas controvérsias das pessoas, questionam a bondade de Deus, pela “nossa” falta de bondade.
Se vivemos num mundo cheio de mazelas e injustiças, é porque vivemos cercados de pessoas e não de “Deuses”.
Somos criação de Deus, que vive num mundo criado por ele, mas não podemos culpá-lo por “nossas” ações.
A busca da suprema compreensão sobre Deus é vã, mas sua existência é fatídica e que bom que não depende da nossa compreensão e aceitação para existir, afinal, não podemos escolher se Deus existe ou não, ele É, sua vida é verídica! Acreditar ou não n’ele, sim, pode ser opcional, só isso depende de sua escolha.
Sabe, as vezes fico pensando na grande complexidade que temos em entendermos uns aos outros, para entender melhor a mente humana, alguns estudiosos gastam tempos e tempos de suas vidas e mesmo especializados em áreas como psiquiatria, psicologia... deparam-se em alguns momentos com dúvidas e incertezas, afinal não é uma tarefa fácil compreender ações e pensamentos alheios, muito menos ao se tratar da mente e ações de “um” Deus. Afinal, somos seres materiais, mortais e de mente limitada, em busca de razões para definição de um ser espiritual, imortal e de mente ilimitada.
Não se pode questionar uma existência por sua falta de visibilidade, nem tudo o que existe se pode enxergar. Por isso não se pode desacreditar em Deus meramente por não podermos vê-lo, “pois mesmo que ele não tenha deixado nenhum cartão de visita, pelo menos deixou o mundo. Acho que isso já é o bastante, você não acha?” ¹
Certa vez, um cosmonauta russo e um neurocirurgião também russo, discutiam sobre o cristianismo. O neurocirurgião, era cristão, o cosmonauta russo não era. “Já viajei muitas vezes pelo espaço sideral”, gabou-se o cosmonauta, “mas nunca vi nenhum anjo.” O neurocirurgião primeiro ficou olhando para ele; depois disse: “Eu já operei muitos cérebros inteligentes, mas nunca vi um pensamento.” ¹


¹ Trechos do livro: “O dia do Curinga” do autor: Jostein Gaarder

Lane

2 comentários:

  1. Me emocionei com essa leitura .. concordo plenamente com vc em gênero, número e grau ..
    Simplesmenteee liindoo!! .. Verdadeiro!!

    ResponderExcluir
  2. Hahahahahahahaha !!! Estou rindo e concordando com o texto. Realmente é isso, o final foi perfeito! Como disse Shakespeare, em Hamlet: "Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que pode sonhar tua vã filosofia."

    ResponderExcluir