sexta-feira, 30 de abril de 2010

NOSTALGIA


Saudações caros leitores...
Bom...este é um mês especial,pois estamos completando um ano de blog(e alguns mêses de negligência,rsrs)por isso,pensei em postar hoje algo mais informal,talves não tão impactante quanto os posts anteriores(afinal o Will,não se faz "presente" para argumentar e opinar comigo),mas comentarei hoje,sobre algo que acredito eu,todos nós já sentimos:Nostalgia.
Bom,meu estado condiz com o tema do post,pois me sinto bem nostalgica.
Há 1 ano atrás,eu e meu amigo Will,estavámos elaborando este blog(nossa,até parece ontem,rs)e relembrando isso,tentando revivenciar na mente,um pouco do que passou,pensei:Nostalgia!este será o título no novo post!

"Acordei hoje com tal nostalgia de ser feliz. Eu nunca fui livre na minha vida inteira. Por dentro eu sempre me persegui. Eu me tornei intolerável para mim mesma. Vivo numa dualidade dilacerante. Eu tenho uma aparente liberdade mas estou presa dentro de mim."¹
A nostalgia é um setimento avassalador,que nos toma o presente e nos trás de volta o passado,em pensamentos.Por instantes nos sentimos dentro do passado,como se pudéssemos de fato estar vivenciando o momento recordado,o que nos traz uma "aparente" alegria,quando tal nostalgia tem concatenação com a felicidade de outrora."Aparente" alegria, esta,pode ser nuançada,ao se tratar do estado atual em que estamos.
Acredito ser a nostalgia,uma felicidade triste,pois recordamos a alegria de tempos que não retornam.Mas,justamente por esta felicidade ser envolta a sentimentos tristes,a nostalgia se torna um sentimento bonito,pois a felicidade é momentânea e impulsiva,a tristesa,apesar de poder ser também momentânea,ela é reflexiva,por isso é sentida com maior intensidade.
A nostalgia é a prova de que os bons momentos nunca se vão por completo,e ser nostalgico,além de ser uma qualidade que represente boa memória(rs),é ser sensível e reflexivo.
Denomino a nostalgia,como algo bom e sem moderações,não vejo a mesma como algo que nos prenda ao passado,mas que nos leva ao passado em nuances.
"O fato de sermos habitados por uma nostalgia incompreensível seria mesmo assim o sinal de que existe um além."²


¹ Clarisse Lispector

² Eugène Lonesco



Lane

4 comentários:

  1. Ai,ai...Ela recamou, reclamou e aqui estou eu...De fato eu relamente nunca havia comentado antes por aqui, vim ,além de atender um pedido de uma amiga, ter total aceitação com o tema abordado aqui nessse post. Eu estoupassando exatamente por isso, essa nostalgia que nos tras saudades e lembranças de momentos bons que passamos ao lado de pessoas maravilhosas, uma delas eu posso afirmar ser você minha amiga, mas o tempo passa e as pessoas acabam se perdendo no rumo da vida, se esquecendo por diversas vezes daqueles que realmente lhe importam, mas basta uma cor, um cheiro, uma palavra, para que elas se lembrem de um momento especial pelo qual passaram...Isso é a nostalgia, essa coisa quente que agora arde no meu peito e me faz querer chorar, mas também me faz querer rir ao me lembrar de tantos momentos intensos pelos quais passei.
    Ótimo post flor, me deixou...Nostálgica! ^^

    Saudades saus! S2

    ResponderExcluir
  2. Agora entendi o pq de vc ter dito que eu iria me identificar com o tema .. Na verdade VIVO esse tema .. não me considero uma pessoa triste por isso .. na verdade .. SOU FELIZ .. pq vivi coisas maravilhosas e inesquecíveis e das quais sinto saudades .. mas logo minhas lágrimas são substituídas por sorrisos por saber que em muitos desses momentos eu fui muito feliz .. e mesmo nos momentos ruins sei que aprendi com eles .. Concordo totalmente qndo vc fala: "A nostalgia é a prova de que os bons momentos nunca se vão por completo,e ser nostalgico,além de ser uma qualidade que represente boa memória(rs),é ser sensível e reflexivo.
    Denomino a nostalgia,como algo bom e sem moderações,não vejo a mesma como algo que nos prenda ao passado,mas que nos leva ao passado em nuances." É exatamente isso .. "Relembrar é viver!" ..
    Agora amigaaa vc me deixou nostálgica dnovo .. (rsrs) .. Saudades d vc .. Bjoss .. :D

    ResponderExcluir
  3. adorei o texto, bem minha definição de nostalgico é um tipo de alegria repetida que ja senti antes, uma alegria que não faz mal ja que é bom sentir novamente...
    nostalgico olhar para tras e ver o quanto as coisas mudaram com o tempo e o quanto é nostalgico e gostoso o beijo de quem se ama^_^

    xau

    ResponderExcluir
  4. Pow, nostalgia... só de você mencionar esta palavra já dá uma sensação de por-do-sol né? hehehe mto gostoso por sinal. Acho que nostalgia tem a função de sensação recente do acontecimento, porque se nós lembramos, podemos não sentir muitas sensações diante do fato, mas se lembramos com carinho ou dor, já percebemos o passado de forma diferente, né? Sei lá, "dons" do seu humano ha ha ha vou terminar por aqui antes que eu começe a ficar nostalgica. ^^

    bjão à todos, e POR FAVOR não pare de postar, este é o melhor blog que eu conheço!!!

    ResponderExcluir