domingo, 12 de abril de 2009

Profana semana santa

Estamos num período onde os religiosos denominam como semana santa, dizem ser um período de sacrifícios, perdão, reconciliação, reflexão... teriam eles uma espécie de viseira que os impediriam de se sacrificar,perdoar,reconciliar e refletir durante o resto do ano? Na verdade, já findando esta semana de “simbolismos santos”,viemos aqui questionar... Qual a necessidade de tal costume?
Religiosos mais extremistas pregam ser errado assemelhar páscoa ao chocolate, mas se eles consideram errado tal costume porque o apóiam e o engrandecem? Sim, porque de fato eles impõem uma falsa moral de que essa não é a verdadeira essência da páscoa, porém compram chocolates para seus filhos, para eles próprios... Contraditórios não?
Conversando sobre isso chegamos a um ponto que vale ser ressaltado: Na verdade essa data é de imensa importância para o comércio e os apreciadores de chocolate!!!
E devemos encontrar nela algo de maior significado do que isso?
Bom, é verdade que para os religiosos o significado desta semana é memorizar a vida de Jesus na terra, usando de certos rituais e simbolismos para intensificar esse tal memorial.
Mas vemos neste método, nada mais que representação! Vivenciam algo em um período do ano, buscam ser mais “bonzinhos”, pregando a paz, igualdade, dão esmolas, ficam mais sensíveis, nesta semana eles se consideram o centro moral do universo, então, eles combatem o que é errado. O errado? Bom, o errado nada mais é que aquilo que não lhes convém!
E passada essa santa semana, voltam à realidade de suas vidas... Resumindo, Pura hipocrisia!
Não seria isso profanar o que para eles é sagrado? Pregam e não fazem, ou fazem apenas por um curto espaço de tempo.


Lane & Will

13 comentários:

  1. Um bom texto o de vocês !!! Analizando a situação como um todo, talvez o problema maior nem seja a religião em si, pois por incrível que pareça, quando falamos de muitas [veja bem muitas e não TODAS] as pessoas religiosas, são por muitas vezes enganadas pelos diluidores da religião [ressaltando que religião não tem a ver com crença, nesse caso]. Algumas pessoas são enganadas e não podemos culpá-las,pois existe varios fatores q contribúem com essa situação, temos que analizar a Hipocrisia sim de seres superiores das religiões em si, que alimentam padrões totalmente antiquados para/com a sociedade. Tive que comentar também o fato inerente do comércio explorar nitidamente datas comemorativas em geral. Hoje não se trata de um costume apenas, tem toda uma propaganda por trás de tais datas. E certamente, o povo brasileiro, de modo geral, tem o costume de se esquecer, é uma característica da Nação. Julgam e condenam, e necessitam de tadas compradas para se lembrar da caótica situação no País, para depois de comemorar, voltar a julgar e a condenar, sem pensar que com atitues incoerentes, como essa, só contribui para o desgosto daqueles que ainda querem ver resultados nesse Pais, ou tentam compreendê-lo. Agradeço o espaço de vocês, adorei o texto, um assunto que muitos pensam, mas poucos falam. Abraços

    ResponderExcluir
  2. "Semana santa"= folga + peixe barato+chocolate + muita bebida.

    "Natal"= folga + presentes + amigo secreto + muita bebida

    Ei, e o nascimento? Morte? Ressurreição? Há tá, isso tbm rsrs.

    Celebrações Estrangeiras+Brasil+Folga= Repetição automatica, sem necessidade de maiores ponderações.

    Celebrações Nacionais+Brasil-folga= dia do que mesmo? Índio? Consciência de que? Há gente, malz aê,é q nem divulgam nem nada rsrs

    E viva o 12/02 \o/

    ResponderExcluir
  3. Verdade, isso acontece! as pessoas não pensam por si próprias...

    ResponderExcluir
  4. Concordo totalmente!!!! MUUUUUITO BOM esse blog, vcs estão de parabéns *-*
    beijos da Lele

    ResponderExcluir
  5. Concordo muito com vocês .. infelizmente essa é nossa realidade .. datas muito importantes que simplesmente são tratadas como mero meio do consumismo exarcebado ... o arquivo aqui postado achei bem interesante apesar de na minha opinião um pouco extremista e generalizador .. mas pela intenção tá valendo já! .. quanto a citação dos religiosos .. foi bem lembrado por Elaine Cristina .. são muitos mas não são todos .. e creça nada tem a ver com religiosidade .. muitas pessoas confundem mesmo ... adorei a tirada da Mafalda .. grande tirada mesmo!! .. concordo plenamente!! adorei todos os comentários!! é isso aí gente!!

    Bjus Lane .. amoo tuu miiga .. =D

    ResponderExcluir
  6. Ahh esqueci de comentar .. que bela proposta de vocês com esse blog .. o título então é uma verdade absoluta!! somos livres porem presos a muitas coisas ..
    Parabéns pela iniciativa de vocês!! =D~

    ResponderExcluir
  7. É realmente um assinto um tanto polémico, e desde já parabenizo aos criadores do Blog, começaram realmente fazendo jus ao q foi proposto...

    E bom de minha parte o q tenho a dizer é que a semana santa DEVE SER SIM um período de reflexão da humanidade. Até mesmo por ser um período que nos convoca á tal...
    Mass aí vem a questão: q tipo de reflexão??

    Devemos refletir "aonde fomos","onde estamos" (nós a humanidade), depois de milénios???
    O quê podemos falar de evolução se ainda somos presos a costumes tão primatas??

    Por fé ou meramente por uma visão mercenária, seja qual for o motivo, a grande massa da humanidade está envolta num véu ilusório...num êxtase insano q os tira a capacidade de raciocínio.

    Se tivesse eu o poder da oratória os convidaria a pensar: o q eu sou? por que? para q faço isso ou aquilo?

    Com simples respostas individuais certamente mudaríamos algumas posturas.

    Não vim falar de fé ou de comércio, na minha visão a semana santa vai além disso...
    a humanidade pede socorro...


    ...e ninguém houve!!!



    o.Ô tem alguém aí????

    ResponderExcluir
  8. Certamente, deve ser um período de reflexão, mas acredito que se somos seres pensantes, racionais, por que fazer isso em um período determinado e não o ano todo ? Acredito q esses pensemtos são fundamentais aos seres humanos, portanto, pertinente sempre. E ao fato de analizar a situação na parte religiosa e comercial é importante sim, até para quem não acompanha o assunto, tendo assim uma outra visão do fato. Somos feitos de ideias e pontos de vista,não é mesmo? E devemos sim, pensar nessas perguntas do "o q eu sou? por que? para q faço isso ou aquilo?" sempre, para evoluirmos como um todo. Mas com certeza, um ótimo ponto de vista, Gil, o da Sara também, e eu adorei o da Mafalda, mto bom!!!E é isso mesmo, gente, o individual se tornando o todo, vamos nos expor e pensar no que o outro tem a dizer !!! Abraços a vocês

    ResponderExcluir
  9. Esse tipo de assunto realmente gera muita polémica e por tanto divergência de pensamentos, porém uma coisa é fato meia palavras são para poucos entendedores...

    ...então:

    Acredito SIM q a humanidade é doentia por tanto devemos sim nos preocupar e questionar as coisas q nos circundam, porém quando falo q semana santa deve ser sim um período de reflexão quero dizer q:

    "É um período q a abrangência da ignorância é dilatada.Período ao qual as pessoas se permitem serem levadas por rituais religiosos e/ou receberem um lavagem cerebral a qual os leva a comprarem compulsivamente só pq o sistema diz q é assim.

    Isso nos leva a ver POR FATOS E ATITUDES a ignorância humana mais aflorada q no dia à dia...
    Isso é um FATO (tem alguém aí?)

    Então apenas finalizando minha palavras concordo plenamente com a ideia do texto inicial, acredito q a semana santa é um período onde a hipocrisia predomina.

    Quanto a "pensarmos sempre" isso é apenas um reflexo: penso porém existo,o.Ô (Será???!!)

    ResponderExcluir
  10. " É claro que eu gosto de chiclete, chocolate, bombom, pé-de-moleque, pirulito e tudo mais; só que eu aprendir que o doce mais doce não se faz... o doce mais doce não se pode fabricar o doce mais doce só Jesus nos pode dar..."
    Concordo... sim as pessoas tem fantasiado uma páscoa cheia de rituais onde o própio Cristo é tido como o segundo "ritual", os doces são mais venerados são mais buscados, o comércio que o diga!!!
    O verdadeiro sentido da páscoa é JESUS CRISTO, o único homem que venceu a morte...até hoje nas minhas velhas e inconstantes buscas pela Bíblia nunca vi algo relacionado a doces como ovos de chocolates ou coisas do tipo...simplesmente o mercado (visando lucro)criou algo para vender nessa época deixando assim como "marca" os ovinhos deliciosos de páscoa...loucos aqueles que tem essa data como simplesmente um "ato de caridade"....hehehe.

    ResponderExcluir
  11. Pois é realmente o assunto é bem polêmico!!

    Como já foi citado, os "Capitlistas Selvagens" adotaram essa data como várias outras apenas para lucrarem, esquecendo do real significado de tal data, realmente é revoltante!!!

    XerO!!

    P.S. Parabéns amiga pelo Blog!!!

    ResponderExcluir
  12. A HIPOCRISIA E A ENERGIA QUE MOVE A HUMANIDADE, SUSTENTADA POR TRADIÇÕES Q NÃO PASSAM DE MERAS CONVENIENCIAS! concordo com vc, ótimo texto! O que deveria ser enfatizado na verdade é lembrado somente! o mundo precisa da verdade que não seja efêra!

    LINAH XD

    ResponderExcluir
  13. É, o assunto é polêmico sim.
    Entretanto generalizar também é hipócrita. é claro que há as pessoas que "fingem" bons atos, arrependimentos e afins, mas devo ressaltar que como cristã nem todos são assim. E sim, eu defendo minha religião, defendo do mesmo modo que muitos tem o direito de criticar, então me sinto no direito de defender. A páscoa e semana santa não servem pra fingirmos sermos que não somos, é sim, um momento para arrependimentos, mas estes que sejam sinceros, é época de celebrarmos a paixão de Cristo e de como ele morreu pra lavar os pecados da humanidade, de como Ele se sacrificou por amor a nós. É triste que alguns dos que se dizem católicos/cristãos, não entendam isso e transformem a Semana Santa num feriado prolongado em que se compra chocolates, porque assim como o Natal, a data tem muito mais que isso, aliás, o verdadeiro sentido poucos compreendem. Abrir a boca pra falar ser cristão é fácil, quero ver vivenciar, entretanto não é por isso que devemos generalizar uma religião ou crença como um todo por causa de alguns. Muitos falam da hipocrisia cristã, mas não costumam olhar para si mesmos no espelho e ver quão hipócrita também é por criticar algo que muitas vezes mal conhece ou que simplesmente menospreza. Enfim, sei muito bem que a Igreja já teve sua época negra, por assim dizer, mas devemos lembrar que a Igreja é formada por homens, e homens são humanos e assim sendo são imperfeitos. Deus é o que importa, a Fé nele e nas suas promessas é o verdadeiro sentido, se nós humanos erramos, podemos concertar ou redimir nossos erros. Enfim, opiniões vão de cada um, mas só quem vive realmente em Cristo sabe dizer o que significa esse momento.

    ResponderExcluir