terça-feira, 21 de abril de 2009

Liberdade: Uma busca vã!


Várias teorias já tentaram definir o conceito de liberdade, mas será possível chegar a uma definição sobre essa?
De uma forma geral, a palavra "liberdade" significa não ser submetido ao domínio de algo ou alguém, e por isso, ter plenos poderes sobre si mesmo e sobre seus atos, mas até quando temos esse poder?
Liberdade: Condição de uma pessoa poder fazer ou deixar de fazer alguma coisa.Na teoria é maravilhoso, mas e na Pratica funciona?
A Liberdade é algo tão falado, tão almejado, mas o que percebemos é que cada vez, mais pessoas privam-nos e privam-se do direito da liberdade.
Mas, a pergunta é: Você se considera uma pessoa livre? Podemos de fato chegar a ter liberdade?
Analisando situações em diversos sentidos, encontramos uma resposta:
Não!Não somos livres para agirmos.
As tradições nos tiram a liberdade, religiões nos tiram a liberdade, as leis nos tiram a liberdade...
As pessoas criam padrões e leis para serem seguidas e se você não segue você é punido.
Não viemos aqui questionar o que é ético, coerente, bizarro, amoral... Não viemos julgar ações, por que liberdade independe disso, é além disso.
O que queremos passar é que sempre chegará um momento em que sofreremos as conseqüências de nossa "liberdade", uma vez que as ações de nossa "liberdade" não cheguem a agradar.
Isso mostra que há um limite, e se tem limite deixa de ser liberdade.
Mas o que enxergamos, é que só há uma forma de "liberdade": O Pensamento.
O pensamento se manifesta de uma forma tão livre que nós não obtemos controle absoluto sobre ele... E ele não para... Nunca!
Mas de fato não são livres, porque a liberdade se manifesta em ações e pensamentos são apenas teorias.
Então, passamos a ver que a palavra liberdade é utilizada como uma mera catacrese, pois na prática é inexistente.
Aqueles que se sentem livres estão apenas livres em cárcere.

Will & Lane

13 comentários:

  1. Ótimo esse post! Gostei muito!!

    É realmente pelo meu entender, não temos mesmo o que se diz de liberdade...

    Achei muito interessante!!

    ResponderExcluir
  2. Eu diria sem sombras de duvidas esse tema é a minha cara!!
    Eu q me descreveria como "a liberdade em pessoa"!!!

    Mass deixando de lado a minha pessoa e indo direto ao tema proposto, a liberdade é um "coisa" pela qual vivemos numa reluta por tal, ou até mesmo um eterno caminhar em círculos...

    Quem poderia falar melhor da não liberdade q nós brasileiros, que diga se de passagem vivemos ainda até hj reflexos de 68!!

    A eterna luta contra a opressão nunca vencida!

    64 ano de tanta revolução em busca da liberdade, a simploria liberdade do ato de pensar e expressar seus pensamentos, fosse na oratória ou no simples papel e caneta!
    E quantos foram mortos por isso quantos tiveram de sair de seu país de origem para fugir no genocídio...
    E em outras épocas quantos dos mais raros poetas que a humanidade já viu, cometeram suicídio por serem reprimidos, por não poderem expressar seus pensamentos...por tanto serem chamados de loucos e obrigados a viverem sozinhos tendo como companhia apenas papel,caneta e uma taça de vinho!!!


    Em fim seja hj ou em tempos atrás nós (homens), sempre estaremos lutando e morrendo em busca dessa tal liberdade tão almejada e tão nunca alcançada!



    p.s.: mais uma vez parabeniso vc's pelo tema! ;)

    ResponderExcluir
  3. A maioria das pessoas entende a liberdade pelo seu conceito primitivo,físico, defendido po Hobbes " liberdade é a ausência de obstáculos", se hajo como quero sem que nenhum obce cultural social ou o que seja, me detenha sou livre. Porém socialmente sou considerada louca, por não equiparar minhas ações com as demais. O são, desta forma,serão os que repetem feito autistas: "possuo livre-arbítrio,posso escolher entre o fazer e não fazer"
    Falácia! Não há liberdade entre uma escolha(pressuposta) e outra que gerará ônus, pois a escolha mais fácil é obvia, não devido a valores próprios e sim devido ao medo de qualquer tipo de punição. Ainda na onda do tio Hobbes
    "só existe liberdade perante a lei, liberdade é fazer o que a lei permite. O Homem é o Lobo do Homem, e precisa submeter-se a uma autoridade maior(leviatã) para determinar os limites de sua liberdade (héim?) e bla bla bla"
    Ok. Mas eu prefiro pensar com Locke e Rousseal, que entendem o sentido de liberdade em sua grandiosidade. Não como uma simples falta de obstáculos. Como eles, acredito que não nos SUBMETEMOS e agir de acordo com o esperado pelo Estado/Sociedade e sim que CONSENTIMOS agir assim, é um pacto que é facilitador do convívio. O que não quer dizer q não temos conciência disso, nem que impedirá de exercer nossa liberdade em seu sentido amplo. Pois ela naum é só física e criada atravéz do raciocíneo social. É metafísica e pode ser exercida em diversos momentos, por ações ou omissões...Nas nossas reflexões, nos nossos pensamentos, raciocínios,quando pessoalmente chegamos a uma conclusão acerca de algo pre existente ou não, que é adversa do conceito do senso comum...e esta passa a ser uma verdade em nossa vida, alí está nossa liberdade. E ela requer ousadia. Ousadia esta não precisa ser radicalizada e dispersa em tudo, para todos e a todo momento,mas sim focada no que realmente nos é importante e nos faz sentido. Assim:
    Não acredito em religiões, portanto não frequento nenhuma, logo exerço aqui minha liberdade no que me diz respeito de acordo com uma convicção pessoal. Não preciso me plantar na porta de uma igreja e tentar impedir as pessoas de alí entrarem, para assim agindo, me sentir realmente livre. Exerço minha lierdade ativa ou omissivamente, nas minhas ações quando necessário ou em meus pensamentos e valores pessoais, que mesmo não alardados, certamente de alguma maneira serão percebidos, condenados,criticados, imitados, admirados...wathever.

    Não acho que ha exigibilidade de manifestação física da liberdade, pois ela mesmo não expressa (físicamente), pode percebida, nada se destaca mais num grupo que alguem livre,nada irrita mais...mesmo que seja bem pequenininho se torna o alvo de todos os olhares,pra mim é uma demonstração de que ainda existe liberdade, e que ela salta aos olhos. Irrita tanto que inventaram um eufemismo para o livre: "polêmico" lol


    PS: Podem me mandar GTFO de tanto que escrevo, lol.

    ResponderExcluir
  4. Polémica como não poderia deixar de ser, eis-me aqui...

    Não sou uma pessoa radical, porém, pra mim para certas coisas não existe meio termo, tal como a liberdade!!
    Eu sou livre ou não sou...
    A liberdade de fato existente não pode ser uma coisa co-figurativa...

    Ex.: "eu posso pensar o q quiser", isso é fato!mas eu nem sempre posso fazer o que eu penso!
    No entanto não sou livre...
    Liberdade é poder fazer algo não poder pensar algo ou poder omitir algo...

    A liberdade de omitir vem pela falta da liberdade e expor, ou seja de fato ouve um corte aí! Sendo que omiti porque algo me leva a não expor...
    Isso é bem claro!!

    Admiro o otimismo, porém não podemos viver de utopias...

    A liberdade é de fato utópica linda encantadora,porém...na pratica não é bem assim...


    Masss
    seja como for, que seja por amor as causas perdidas.

    ;)

    ResponderExcluir
  5. ai ai .. é a mais pura verdade mesmo .. concordo com tudo supra citado .. aliás tenho q comentar q a Mafalda andou mesmo estudandoo .. é isso mesmo!! .. esses pensadores ..

    A liberdade é sim uma Utopia ..

    Mais uma vez parabéns pela proposta !! .. adoreii o temaa!! =D~

    ResponderExcluir
  6. Ha ha, olha a minha pessoa pseudo - alguma coisa novamente aqui... bom, concordo com a Mafalda. Acredito q PODERÍAMOS ser livres, mas o comodismo por muitas vezes fala mais alto sim. Como muitas outras coisas, existe duas ou mais formas de analizar esse assunto [que por sinal, extremamente polêmico]. Podemos idealizar uma liberdade [o lado ideal], podemos, por ações, atitudes, ir em busca de nossa liberdade [o lado real], seja esta estar pelado em sua casa, seja sair pelo mundo fazendo o que quer. E isso não significa que uma ou outra estejam corretas ou incorretas, apenas é um lado de um todo. Por ser uma opção [ser livre], há consequências sim, como inumeras situações, e veja bem; não me refiro a uma punição, mas a um pensamento contrário, como muitos aqui mesmo, que não concordam, ou por outros que consideram errada a atitude de um ser que se sente livre. São os "imaturos", "imprudentes", "inconsequentes,"irresponsaveis", "ventureiros", dentre outras maluquices. Não considero liberdade um fluxo de consciência, onde um dia quero matar e mato, por isso sou livre. Não. Há várias camadas, em minha tola concepção, de liberdade. Sendo prudente consigo e com outros. Mas há quem concorde, quem discorde, quem vê o assunto de forma melancólica [no sentido de desânimo]. Eu não sou Livre, mas poderia ser. Sou uma pessoa cômoda, mas não significa q concorde que a Liberdade é uma utopia, talvez com o passar dos anos eu mude minha ideia, mas hoje acredito que existe aqueles que seguem sua vontade de experimentar a vida.

    Abraços a todos, legal a opinião sobre esse assunto, tão controverso ^^

    ResponderExcluir
  7. Definição de liberdade: Grau de independência legítimo que um cidadão, um povo ou uma nação elege como valor supremo, como “ideal”.

    Definição de anarquia: Sistema político baseado na “negação” do princípio da autoridade.

    PARA MIM (e todos os céticos, sádicos, cínicos e pessimistas) AS DUAS FRAZES (e as palavras entre aspas) SÃO SINÔNIMAS.
















    QUEM CONCORDA LEVANTA A MÃO!!!

    \o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\______________________________________\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/_o_\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/_oIIo_\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/ _____________________oIo/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/

    ResponderExcluir
  8. \o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\______________________________________\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/_o_\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/_\o/\o/_\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/ _____________________\o/o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/¹²³

    Sabias palavras
    como já falei em outra oportumidade:
    "Para bom entendedor meias palavras bastam!"
    ;)

    ResponderExcluir
  9. Liberdade.... como posso falar eu de algo que não existe na prática?... os ideais que muitos pregam são apenas conceitos que nos fazem nos sentir felizes momentaneamente. É importante frizar que realmente existiram grandes pensadores que pregaram idéias de liberdade, mas concordar com eles é apenas reafirmar um pensamento antigo...
    Ser livre... haha será que realmente você é livre ? talvez essa fosse uma pergunta bem simples de responder mas não é ...
    Poder amar quem quiser, sair a hora que quiser, ser independente, poder se expressar, poder andar na rua normalmente...será que é isso é ser LIVRE ?

    ResponderExcluir
  10. Muito bem berg... mas o que é ser LIVRE ? O que o dicionário define? E a felicidade não é momentânea? Não conheço ninguém que é completamente feliz, nem ninguém que seja completamente livre, mas não acredito que ambas não existam ^^

    mas é complicado o tema, importante é cada um participar

    Vou parabenizar novamente aqui os donos do blog, sempre com assuntos interessantes !
    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, Kenobi - e o outro autor do blog, Will (muito eficaz com as palavras).
    Belas palavras, pensamentos profundos, vocês estão cumprindo o que disseram e mostrando a que vieram. Só há uma certeza: somos todos cegos. À medida em que começamos a questionar o mundo é que começamos a enxergar.
    Um abraço a vocês, e que a Força esteja com todos!

    ResponderExcluir
  12. Veja bem Elaine....eu não estou me baseando em um conceito "bitolado" dos dicionários, eu sou quero dizer que eu não acredito em liberdade, pelo que eu pude entender nas suas entrelinhas vc associa FELICIDADE e LIBERDADE o q para mim não tem nada a ver...eu sou feliz se eu for livre? eu so nao entendi sua frase... "mas não acredito que ambas não existam"...
    O tema não é complicado é polemico, e parabenizar os autores ai sim eu tenho de ser obrigado a concordar com vc... são MESTRES..

    ResponderExcluir
  13. Respondendo a sua pergunta: eu não sou livre. Penso também que as pessoas ficam tentando seguir padrões-modelos para se sentirem felizes. Não almejam a verdadeira liberdade. Pessoas movidas pela vaidade - mas será que elas seriam capazes de pensar como nós e questionar a nossa existência e querer a liberdade? - não. “Penso, logo existo”: Nem todas as pessoas pensam, apenas formulam série de seqüências do qual ela irá fazer ou fez no dia-dia... Talvez existam muitos bigodes pelo mundo.
    Refletindo sobre isto, concluímos que a liberdade que você postou aí, talvez tivesse que seguir um padrão anarquista ou niilista, sem regras. Mas nós seres humanos somos mais animais do que tudo, e não haveria paz ou felicidade (liberdade =felicidade?) “O homem inventou deus para viver sem se matar”. A nossa liberdade implica na liberdade do outro. Por fim concluo que a liberdade não existe e que me resta apenas voltar ao meu mundo individual (invisível) o que acabamos nos excluindo do resto (ignorantes), como você disse na abertura do blog aí acima. Parabéns pelas idéias contidas no blog.
    Gostei muito e sempre quando tiver um novo post estarei aqui para discutir ok.
    P.s. Segue abaixo alguns pensamentos que merecem destaque aqui.

    "Queremos a liberdade pela liberdade e através de cada circunstância particular. E, ao querermos a liberdade, descobrimos que ela depende inteiramente da liberdade dos outros, e que a liberdade dos outros depende da nossa. Sem dúvida, a liberdade como definição do homem não depende de outrem, mas, uma vez que existe a ligação de um compromisso, sou obrigado a querer ao mesmo tempo a minha liberdade e a dos outros: só posso tomar a minha liberdade como fim se toma igualmente a dos outros como fins."

    As outras pessoas são fontes permanentes de contingências. Todas as escolhas de uma pessoa levam à transformação do mundo para que ele se adapte ao seu projeto. Mas cada pessoa tem um projeto diferente, e isso faz com que as pessoas entrem em conflito sempre que os projetos se sobrepõem. Mas Sartre não defende como muitos pensam o solipsismo. O homem por si só não pode se conhecer em sua totalidade. Só através dos olhos de outras pessoas é que alguém consegue se ver como parte do mundo. Sem a convivência, uma pessoa não pode se perceber por inteiro. "O ser Para-si só é Para-si através do outro", idéia que Sartre herdou de Hegel. Cada pessoa, embora não tenha acesso às consciências das outras pessoas, pode reconhecer neles o que tem de igual. E cada um precisa desse reconhecimento. Por mim mesmo não tenho acesso à minha essência, sou um eterno "tornar-me", um "vir-a-ser" que nunca se completa. Só através dos olhos dos outros posso ter acesso à minha própria essência, ainda que temporária. Só a convivência é capaz de me dar a certeza de que estou fazendo as escolhas que desejo. Daí vem a idéia de que "o inferno são os outros", ou seja, embora sejam eles que impossibilitem a concretização de meus projetos, colocando-se sempre no meu caminho, não posso evitar sua convivência. Sem eles o próprio projeto fundamental não faria sentido.

    A cada dia escrevemos uma página diferente na nossa
    história (essência), sendo que esta é necessária para que
    possamos nos identificar e ser identificados pelos outros.
    Tudo que os outros conhecem é resultado daquilo que escolhemos e
    de tudo o que vivemos (lembrando que é uma espécie de conexão entre
    o meu ser e o outro ser é tudo interligado, um depende do outro para se perceber).

    ResponderExcluir