sábado, 13 de abril de 2013

O maravilho mundo alienado






Penso sobre a mudança de conceitos e valores das pessoas, em como a liberdade de expressão verbal, sexual, ou "liberdade" do que quer que seja, tem alienado pessoas, desconstruído significados e sentimentos e propagado ideologias fúteis.
A mídia promove verdadeiros espetáculos, e o público os assiste atentamente, absorve e compactua ferrenhamente seus sofismos espetaculares, os quais intencionam o vislumbre da promoção de pseudo causas sociais e a auto promoção de mentes abertas e desprovidas de conceitos pré "julgatórios".
As redes sociais estão lotadas de intelectuais leitores de Carlos drummond e Clarice Lispector, defensores de direitos humanos, militantes, "protestantes", coelhinhos da páscoa e papais Noéis... As pessoas criticam tanto a mídia televisiva, em específico certas redes de televisão com auto nível de audiência (o que inclusive é contraditório, uma rede de TV ser tão criticada e tão assistida) e não se atentam há outras mídias que manipulam e alienam tanto quanto ou até mais, como certas redes sociais. O que tem ocorrido é um bombardeio de informações repetidas, compartilhamentos excessivos de defesas de certas causas, apoios e solidariedade às pessoas doentes, pobres, protestos contra a corrupção e afins...Tudo isso seria bom, se não fosse superficial e meramente virtual, tudo isso ocorre na rede, enquanto as pessoas só movem os dedos acima de seus teclados para fazer surtir efeito no maravilho mundo dos politicamente corretos revolucionários "do sofá". Enquanto isso a realidade cotidiana do nosso ciclo social físico é outra.
As pessoas abraçam causas e ideias que muitas vezes nem são suas, não se preocupam mais em pensarem com suas próprias cabeças, temem que suas ideias sejam criticadas em plena rede, onde todos veem e podem e fazem represálias, adjetivando as pessoas de fanáticos se defenderem uma ideia com embasamento religioso, ou julgando pessoas de falsos moralistas se não concordarem com "a vibe do momento"... A chamada liberdade de expressão, na verdade está dissipando o respeito entre as pessoas à mesma medida que promove um respeito estupendo entre alguns outros.
E fora da rede?
Ah, Depois que "gastam" seus neurônios lendo frases de autores pop's em sites e divulgando em suas páginas, promovendo causas sociais e flash mobs "interassantíssimos", defendendo a homossexualidade e fazendo caridade cibernética aos necessitados... Vão aproveitar o fim de semana, saindo para as baladas, que na verdade, mais parecem açougues, onde as pessoas vão à procura de carnes, que ficam muito bem à mostra, graças às mulheres que sabem utilizar com muita propriedade quase nenhuma roupa para mostrar simultaneamente seus atributos e a falta deles.
Amor? Respeito? Opinão? Conteúdo?
O que é mesmo isso?





Lane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário