domingo, 9 de janeiro de 2011

Incondicionalidade




Dizem ser o amor, incondicional...
Acho que a amizade deveria ser também incondicional, um favor deveria ser incondicional,até mesmo um sorriso ou qualquer gesto simples,deveria ser incondicional...
Uma vez ouvi falar que sentimentos não devem ser agradecidos,realmente! Imagina só,alguém diz que te ama e você diz:Obrigado!
Não! Sentimentos não devem ser agradecidos porque eles nascem involuntariamente, então ou você os retribui, também involuntariamente ou simplesmente faz com que seu ego cresça com os sentimentos que lhe são ofertados e permanece "intacto", sem retribuições,afinal só se retribui aquilo que se adquire primeiro.
Bom, e a incondicionalidade? Será que ela realmente existe?
A verdade é que qualquer oferta está longe de ser incondicional!
Como disse, o amor, a amizade, ou qualquer outro tipo de sentimentos, podem nascer incondicionalmente, porém sua oferta acaba tornando-se completamente CONDICIONAL.
A decepção só existe porque sempre esperamos das pessoas a reciprocidade e quando as pessoas não são recíprocas conosco ou se ao menos não recebermos nada em troca de nossas "ações benévolas" e "sentimentos puros",acabamos nos frustrando com isso,nos decepcionamos e tornamo-nos pessoas desacreditadas.
Algumas pessoas quando são "decepcionadas" começam a enxergar os outros como os piores seres da face da terra, os denominam como egoístas, egocêntricos, dentre tantas outras características que são oriundas da ingratidão! Mas o que essas pessoas acabam se esquecendo de fazer, é de auto-analisarem-se e enxergar que todas essas características cabem também a si mesmas e acrescenta-se ainda mais uma:o mísero “condicionalismo” mascarado de boas intenções,quando na verdade as verdadeiras intenções são: receber,receber e receber sempre algo em troca do que se oferta.
A verdade é que na grande maioria das vezes, praticamos o “condicionalismo” inconscientemente, pois a priori, fazemos a ação impulsionados pela vontade própria, que é oriunda do apreço que temos por determinada pessoa ou simplesmente pela intenção de fazer o bem...E fazemos...Tornamos a fazer... Até que chega um momento em que quando não somos retribuídos de alguma forma, achamo-nos injustiçados ou esquecidos e até mesmo chamamos de ingratas as pessoas que deixaram de retribuir-nos algo...Agora,me diga: se realmente nossas ações são feitas com intenções e sentimentos verdadeiros e acima de tudo,se são de fato INcondicionais,por que motivo nos frustramos quando não há reciprocidade de nenhuma forma? Afinal, as pessoas não são obrigadas a retribuir-nos aquilo que as ofertamos com as mais boas intenções, das quais não queremos nada em troca,não é mesmo?
Pois bem, é por este fator que concordo com Nietzsche, quando disse: "Em última análise, amam-se os nossos desejos, e não o objeto desses desejos." em outras palavras: Não amamos as pessoas e sim aquilo que elas nos proporcionam.
Neste aspecto, temos amigos, amores, paixões e etc., por pura conveniência. Não pensamos nos outros, até podemos pensar que pensamos, mas pensamos, porque pensamos mesmo é em nós mesmos.
É... Talvez eu esteja generalizando demais, mas no momento, é assim que enxergo os seres humanos: Incapazes de oferecerem sentimentos realmente puros e sem intenções de retorno algum... E isso não é apenas uma crítica com bases em terceiros, mas é também uma auto-análise...
Talvez eu mude de idéia, talvez não seja impossível a existência da incondicionalidade, bom... E se realmente não for impossível, quero ter um dia a possibilidade de ofertar, doar, amar... Incondicionalmente! Afinal, desde que cheguei a tais conclusões, é isso que tenho tentado fazer...mas sei que é um longo caminho de obstáculos, que se segue sem saber se o destino final realmente existe.
Até lá, continuo com a mesma opinião, e continuo acreditando que a única pessoa que foi e é incondicional em suas ofertas e seu imenso amor, é Jesus Cristo!



Lane

8 comentários:

  1. Olá, se alisarmos a questão do ponto de vista carnal, humano, contemporaneo, então sim, concordo com você. Mas a incondicionalidade do amor, amizade e etc, existe sim, mas acontecem meu bem em casos extremos e raricimos, não é banana de feira. O ser humano erra quando acha que pode esquematizar tudo, definar nem sempre é uma questão de existir, nesse caso sentir seria o mais correto.

    Gostei daqui viu.
    passa lá em casa.
    http://camaleaosentimentalista.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Acredito q a amizade seja incondicional, já o amor eu tenho minhas dúvidas. De qualquer forma o AMOR continua sendo o mais sublime dos sentimos, a única coisa q qnto mais a gente dá, mais a gente tem. grande abraço e visite tbém o www.blog-do-pena.blogspot.com enho certeza q vais gostar

    ResponderExcluir
  3. Aiii adorei o texto, e achei bem escrito também adorei a parte do ''A decepção só existe, porque sempre esperamos das pessoas a reciprocidade, e quando as pessoas não são recíprocas conosco, ou se ao menos não recebermos nada em troca de nossas "ações benévolas" e "sentimentos puros",acabamos nos frustrando com isso,nos decepcionamos e tornamo-nos pessoas desacreditadas.'' concordo pelanamente com isso, rsrsrs, ja me decepcionei varias vezes por isso.

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito no amor incondicional, que você é capaz de amar uma pessoa mesmo sabendo que ela te odeia ( e provavelmente isso vai lhe fazer amá-la ainda mais ), no entanto, nós humanos temos facilidade, porque não dizer "tendência" a amar que nos ama, a reciprocidade é muito mais convidativa do que a incondicionalidade.

    ResponderExcluir
  5. "... Eu te amo, e se você quer saber poque te amo, aí eu só sei dizer que te amo, porquê te amo..." Carlos Drummond de Andrade.

    Tem certeza que a gente ama visando algo em troca? pode ser que algumas pessoas tenham tal idéia, mas para mim isso não é amor, é enganação... fico me perguntando a onde foi parar a verdadeira essência do AMOR, aquele Amor que nos faz doar o máximo de nós, sem querer ser visto, ou reconhecido, será que só o Amor de Cristo quando morreu na Cruz por nós pode ser considerado amor verdadeiro?
    Antes de mais nada, sentimentos não brotam simplesmente do além ... a amizade só nasce quando observamos na outra pessoa ações ou palavras que nos chamam atenção daí começamos um história, quando nos tornamos amigos começamos a ter confiança, respeito e até mesmo ciúmes, algumas dessas amizades acabam se tornando a história da sua vida...
    Por favor só não me diga que foi Amor a primeira vista !!! não existe isso e sabe porque eu digo, experiência própia conheci minha Linda esposa no mês de Janeiro, namorei em Fevereiro, noive em março e casei em maio, foi Paixão a primeira vista, desde então começamos então a descobrir o que o amor sincero, e quer saber deu certo. Eu há amo de uma forma que não preciso esperar que ela retribua o meu amor basta eu vê -la feliz, independemente de tudo.
    Pois bem admiro pessoas que procuram amar seus inimigos, eu não sei ser assim; eu procuro fazer com que o meu inimigo procure ver em mim algo que ele goste e crie dentro dele algo mais forte que o ódio.. o amor (olhe aqui de novo..heheh), ai você pode se perguntar então você tem ódio no coração?
    Tenho, o ser humando tem a tendência de maquinar o mal, mas o ódio é algo passageiro agora só depende de você quere-lo cultivar ou não...lembre-se " a carne é fraca mas o espírito vivifica..", se o espirito vivifica procure fazer o bem mesmo que o mal queira falar mais forte, aqui você já deve ter percebido que o amor Humano e Espiritual andam lado a lado não é?
    Enfim posso dizer aqui que o AMOR é o mais sublime dos sentimentos (palavras do nosso migo Érico Pena).
    " O amor é paciente, é benigno, não arde em ciúmes... tudo sofre,tudo crê, tudo espera,tudo suporta.. O amor jamais acaba..."
    I Corintios 13: 4-8

    É preciso dizer mais algo ?
    twitter @Berg_Aline
    (segue aew)

    ResponderExcluir
  6. Esse é um tipo d assunto muito dificil d se comentar, pois o ser humano ele é muito complicado em relaçao a certos tipo d sentimentos.
    Pq esse amor incondicional q talvz ñ exista realmente ela só existe em pessoas inseguras, q tem medo d amar e ñ serem correspondidas, medo da solidão na vdd, q eh uma coisa q td mundo tem.
    Outro ponto tbm bastante interessante, é q qndo falamos pra um alguem q a amamos e ñ sentimos a msm resposta q esperavamos, sabemos o qnto é ruim e isso serve justamente pra nos colocar no lugar d outro. Pra ñ maltratar ou despresar a qm nos ama pq sabemos o qnto é ruim amar é ñ ter o msm retorno, talvz ate tenhamos e ñ sabemos pq cd pessoa tem seu jetio d amar e mostrar seus sentimentos.
    ..."Estamos acostumados viver em mundo em q as pessoas agem na expectativa d reciprocidade. A açao em troca d uma reaçao." (Gabriel Chalita)

    ResponderExcluir
  7. É muito bom encontrar textos com conteúdos.

    Parabéns pelo blog
    http://cinemaparceirodaeducacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Um bom texto e com conteúdo. Adorei o blog. Beijos ;*


    http://marysimplicio.blogspot.com/

    ResponderExcluir