quarta-feira, 13 de maio de 2009

Fé: Cegueira ou visão aguçada?


A fé é a firme convicção de que algo seja verdade, mesmo que não se obtenha provas sobre tal verdade, ou pode ser tida como um crédito que se dá a algo ou alguém, independente de se encontrar motivos lógicos para o mesmo. Em fim... Fé independe de tato, visão, independe de “sentido”.
A fé estaria sendo uma crença vaga e não muito compreendida? Nos dias de hoje teria a fé perdido um pouco sua essência? E qual seria essa essência?
Bom, há pessoas que: “... continuam a propagar este erro fundamental, ou seja, de que só a fé conta e que as obras são uma conseqüência natural da fé.” *
Seria isso realmente um erro? Ou seria possível?
Há quem veja a fé como um sentimento que é externado através da obra que é sua causa, na qual aquilo que se obtém com a junção de ambas é tido como conseqüência.
Pode-se ter fé num objetivo a alcançar, pode-se ter fé em si mesmo, pode-se ter fé em pessoas, pode-se ter fé no sobrenatural... A fé é muito abrangente, apesar de quando citada na maioria das vezes, ela acaba sendo referida automaticamente ao lado religioso, porém a mesma não se restringe apenas neste aspecto.
A fé no sentido de visão aguçada seria aquilo que se enxerga “além” do que a visão permite, é um sentimento de se ter algo mesmo sem o ter de fato, seguido de uma motivação que leva ao alcance daquilo que se almeja (em casos de objetivos, por exemplo)
Seria isso uma espécie de auto-estima? Ou algo meramente ilusório?
Pode-se encaixar também no que se diz respeito a fé como visão aguçada, o crédito que se dá a forças superiores ou seres imortais que se “manifestam” através da natureza, ou outros aspectos, influenciando de certo modo as ações de pessoas que depositam sua fé em determinadas forças ou seres, ou seja “enxergam além”da realidade natural da vida.
Bom, há controvérsias no que se diz respeito à obra da fé, há quem veja a obra como causa e há quem a veja como conseqüente, mas independente do que seja de fato a obra da fé, a mesma não pode ser vista como sendo bastante para realização de objetivos, nem a fé por si só, nem a junção: fé e obra, pois vivemos num mundo de surpresas onde mesmo agindo em prol de algo, não saberemos se adquiriremos este algo, estamos sujeitos a sermos surpreendidos a cada instante.
Então qual a necessidade da fé? Se mesmo adquirindo-a corremos “riscos” do não alcance daquilo que almejamos?
E se almejamos, mas não possuímos fé na realização de tal, agiremos em prol de determinado desejo?
Essa tal visão aguçada adquirida através da fé, é o enxergar aquilo que não vivemos no determinado instante, mas nem por isso se deixa de viver o presente, se tem fé naquilo que se quer alcançar, mas se vive o que já se alcançou, e se semeia no presente aquilo que se quer para o futuro através de ações, mas se vive o presente em prol do próprio presente e também do futuro, é uma visão do que se está diante e além.
Mas a mesma fé que dá essa visão aguçada, pode também causar cegueira? Ou uma espécie de embriaguez capaz de ausentar a “razão” de um indivíduo?
“A embriaguez parece-lhes ser a verdadeira vida, o eu autêntico: em todo o resto vêem adversários e inimigos da embriaguez... A humanidade deve boa parte de suas desgraças a esses embriagados entusiastas: pois são infatigáveis semeadores do joio do descontentamento de si e dos outros, do desprezo de seu tempo e do mundo e, sobretudo do cansaço” *
Seriam esses “embriagados” possuidores da fé cega, aqueles que depositam sua fé na vida perfeita e plena de felicidade (denominada por alguns, como vida eterna) almejam tanto essa vida vindoura que se esquecem da vida atual, seu presente, sua realidade... Talvez por acharem mais fácil, uma vez que tentam se ausentar do mundo acabam tendo “justificativa” para redenção da “culpa” de ações humanas.
Pobres cegos e tolos por não viverem sua realidade?
Sábios por sentirem-se felizes hoje com foco no futuro?
Enganadores de si mesmos?
Possuidores da verdadeira felicidade?
Não estamos a criticar a crença em determinada doutrina, ou a fé em qualquer que seja o aspecto, e sim as ações ou falta de ações causadas por suposta fé.
São apenas meros questionamentos sem a intenção de apontar o certo ou errado...
Fé! Palavra curta de simples grafia, mas teria um amplo e complexo significado? Fé! Palavra essa que nos fortalece ou nos enfraquece? Fé! Visão aguçada, cegueira; Palavras, palavras, palavras... Apenas Palavras? Talvez.




*trechos do livro “Aurora” de Friedrich Nietzsche




Will & Lane

7 comentários:

  1. Fé(bre): Esperar que o garçon, que os "hipocrentes" insistem em chamar de Deus, traga tudo na boquinha é comodismo. Deve-se pôr fé nas proprias obras e não pensar que obras são resultado da fé! A função de um mediador (vcs) é fazer media em cima do muro e chamá-lo de palco, mas não faço parte desse elenco e tenho o dever de expôr minha opinião sem meio termo: fé é uma doeça assim como a distimia, a lethargia, a acefalia (de ideias e ideias) e a esquizofrenia! Enfim: Viver de fé e loucura! Se concorda levanta essa bunda daí e vai atras de alguma meta! Se discorda procure um psiquiatra, seu doido!
    hahahahahahahahah!!

    ResponderExcluir
  2. "Eu não sou cristão
    eu não sou ateu
    eu não sou judeu
    eu não sou playboy
    eu não sou plebeu
    não sou hippie hype skinhead
    nazi fariseu
    a terra se move
    falou galileu
    não sou maluco nem sou careta
    minha tribo sou eu"

    Esse trecho do Zeca descreve bem como penso.
    Não me atenho a rótulos ou coisas do tipo, vivo por mim, não me prendo a ideologias.

    No entanto vc me fala de fé!
    O que seria a fé?!

    Vamos lá...
    A fé é a firme convicção d algo q não se vê, certo?
    Partindo desse ponto posso dizer que:
    No mundo em que vivemos a fé tem "ajudado" de certa forma pessoas leigas, cegas de conhecimento a enfrentar a vida, e achar respostas pra coisas que elas não são capazes de entender pela lógica, no entanto preferem acreditar em fenómenos e coisas do tipo.

    A fé em Deus por exemplo, os leva a crer que seus problemas (seja lá o q tiverem passando), Deus irá resolver: "-Deixo mas mãos de Deus"
    (é como eles costumam dizer)
    Isso de certa forma tem um efeito interessante, pois a partir de tal pensamento a pessoa não entra em estado de desespero ou coisa do tipo(realmente acho um efeito colateral interessante!), porém este estado de espera, a leva a não agir a não pensar o pq das
    coisas.

    Um exemplo recente de tal pensamento é o desequilibrio climático que vivemos, muito pensam:
    "-É castigo de Deus"

    Rsrsrs,
    Certo blz!
    Mas e a irresponsabilidade do homem com o meio ambiente, não conta?
    O efeito ação e reação tão básico q se encaixa em tanta coisa???!!

    Em fim sem mais delongas...
    Acredito q a fé deixa as pessoas com preguiça de pensar.
    Deuses, mitos e coisas do tipo foram criados apenas para que pessoas desprovidas de conhecimento tenham um scap, afinal as "pessoas" tem uma necessidade de crer que existe algo as comandando que não são elas mesma responsáveis por si!

    É isso, então...
    este assunto é realmente muito vasto, podemos falar de fé (à favor ou contra) a partir de vários pontos, me detive nesse que é um dos que acho bastante interessante.

    E se tenho fé??
    Não creio nem em mim...
    Já me surpreendi tanto comigo mesma...

    rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Quanto a fé religiosa; quem a sente, sente verdadeiramente. São capazes de viver na dor e angústia, visando algo além; um estado de paz inimaginável[a paz de espírito]. Aos céticos ou ateus, a fé religiosa é uma farsa; mas como compreender algo que não se sente? Se não a sente, não a compreende, se não a compreende, não acredita. Claro que não é tão simples assim, é uma "forma" de se enxergar as coisas.
    Quem vive no caos e sente paz, pode ser um farsante, mas que força é essa que não os deixam abater? Se for farsa é muito bem elaborada, não concordam ? Mesmo na embriagues da fé [a força irrefutável], há o perigo de ser engolido pela mesma. É o caso de muitos religiosos sim ! Não são todos, mas eles existem... vivem muito além da fé, são rodeados por preconceitos e notoriedade, se acham a razão de todas as coisas, que são a resposta; nesse ponto, creio eu, não há mais fé "pura"

    Vamos extender um pouco mais ... há fé nas pessoas [no homem], nas palavras [o pensamento derivado do homem], ha fé numa partida de futebol ha ha !Acho que me entenderam, não é?! Fé. eu a tenho, mas isso não implica de forma alguma que aceito mta das coisas que vejo de doutrinas e religiosidades. Não critico, nem aplaudo. Darei citações de um físico quântico; "Não faço ideia do que Deus seja. Mas acredito que Deus existe, que essa presença é muito real, só não sei como definir Deus. Se é uma pessoa, uma coisa... eu não sei. Pedir para um ser humano explicar o que é Deus é o mesmo que pedir para o peixe explicar a água em que nada."

    e ainda Alberto Caeiro; "Não acredito em Deus porque nunca o vi. Se ele quisesse que eu acreditasse nele, Sem dúvida que viria falar comigo E entraria pela minha porta dentro Dizendo-me, Aqui estou!
    (Isto é talvez ridículo aos ouvidos De quem, por não saber o que é olhar para as cousas, Não compreende quem fala delas Com o modo de falar que reparar para elas ensina.) Mas se Deus é as flores e as árvores E os montes e sol e o luar, Então acredito nele, Então acredito nele a toda a hora, E a minha vida é toda uma oração e uma missa, E uma comunhão com os olhos e pelos ouvidos. Mas se Deus é as árvores e as flores E os montes e o luar e o sol, Para que lhe chamo eu Deus? Chamo-lhe flores e árvores e montes e sol e luar; Porque, se ele se fez, para eu o ver, Sol e luar e flores e árvores e montes, Se ele me aparece como sendo árvores e montes E luar e sol e flores, É que ele quer que eu o conheça Como árvores e montes e flores e luar e sol. E por isso eu obedeço-lhe,(Que mais sei eu de Deus que Deus de si próprio?). Obedeço-lhe a viver, espontaneamente, Como quem abre os olhos e vê, E chamo-lhe luar e sol e flores e árvores e montes, E amo-o sem pensar nele, E penso-o vendo e ouvindo, E ando com ele a toda a hora."

    E aí? O que vocês pensam sobre a Fé ?


    Abraços ^^

    ResponderExcluir
  4. “Fé”, que palavrinha é essa, que tanto se enfatiza.
    Nós cristãos de uma certa forma estamos familiarizados com o termo “fé”. Temos o conhecimento de que tudo o que foi lido é verdadeiro e aceitável, mas o que nós precisa-mos é ter a consciência de que a fé é “uma necessidade humana”!
    E todos nós nascemos com essa necessidade!

    Um exemplo bastante claro é o índio em seu estado natural, sem contato e conhecimento com a civilização, que não tem o conhecimento teológico, não tem o conhecimento de seitas e nem de conceitos religiosos, não tem o conhecimento de superstições urbanas como o horóscopo, o tarô e etc. E no entanto ele crê e adora: o “deus sol”, o “deus lua”, o “deus trovão”! Isto prova que, a fé, é uma necessidade humana, que o impulso que o ser humano sente por algo superior e sobrenatural, é latente em sua vida!



    Ao ler o texto inicial do blog me deparo com a seguinte pergunta:
    "Qual seria a essencia da fé?"
    Então,a essencia da fé é confiar!!

    “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”. A fé é uma “certeza antecipada”

    A fé é a “certeza” de que vamos receber as coisas às quais ob-tivemos conhecimento, e que esperamos, é a prova de que existem coisas que não vemos!A essência da fé está em “confiar" é trazer à realidade coisas que não vemos como prova desta fé! Não é sair “determinando” isso ou aquilo como sendo já nosso, mas sim vivermos na experiência de que Deus cuida de cada um de nós, pois "FÉ È UM MODO DE VIDA"!!!!

    Muito bom o espaço!! =)

    ResponderExcluir
  5. Guardar a certeza é ultrapassar ao âmbito da crença religiosa, fazendo o coração repousar numa energia constante de realização da personalidade.

    Conseguir a certeza é alcançar a possibilidade de não mais dizer: “eu creio”, mas afirmar: “eu sei , com todos os valores da razão tocados pela luz do sentimento.

    A fé em si não pode se estagnar em nenhuma circunstância da vida e sabe trabalhar sempre, intensificando a amplitude de sua iluminação, pela dor ou pela responsabilidade, pelo esforço e pelo dever cumprido.

    Traduzindo a certeza na assistência de que ela exprime. A confiança que sabe enfrentar todas as lutas e problemas,e significa a humildade redentora que edifica no íntimo do espírito a disposição sincera da pessoa, relativamente ao lhe forçar o escravo a vontade do Senhor.

    Acreditar é uma expressão de crença, dentro da qual os legítimos valores da fé se encontram embrionários.

    O ato de ter firme convicção em alguma coisa demanda a necessidade do sentimento e do raciocínio, para que se estagne a fé em si mesma.

    Admitir as afirmativas mais estranhas, sem um exame minucioso, é caminhar para o desfiladeiro do absurdo, onde os fantasmas dogmáticos conduzem as criaturas a todos os despautérios.

    E também interferir nos problemas essenciais da vida, sem que a razão esteja iluminada pelo sentimento, é buscar o mesmo declive onde os fantasmas impiedosos da negação conduzem as pessoas a atos impensados.

    Toda dúvida que se manifesta na alma cheia de boa-vontade, que não se precipita em definições apriorísticas dentro de sua sinceridade, ou que não busca a malícia para contribuir em suas cogitações, é um elemento benéfico , na marcha da inteligência .

    Toda curiosidade sadia é natural.
    Portanto, é "entendivél" a preocupação dominante em muitos estudiosos , pelas revelações do plano superior, a titulo de "enriquecimento da fé."

    O homem, no entanto, deve compreender que a solução das coisas lhe chegará naturalmente, depois de resolvida a sua situações de sua vida, fazendo-se, então, credor das revelações naturais vividas, e não credor pela simples fé cega!

    O que tem fé apenas acredita, o que sabe sente!!!

    Ninguém pode, em sã consciência, transferir, de modo integral, a vibração conhecimento a pessoa alheia, porque, realmente, isso é tarefa que compete a cada um.

    ResponderExcluir
  6. Acredito piamente na descrição que a bíblia dar a fé .. Ela é o firme fundamento das coisas que se esperam e a certeza das coisas que se não vêem ..

    Ter fé é algo sim intríseco do ser humano .. todos necessitamos de crer em algo .. até mesmo o ateu crer em algo ..

    Ter fé é algo que vai além do fato de ser ou não cristão .. ter fé é ter esperança .. e viver sem isso .. não é viver ..

    Quando falo de ter fé, não falo de uma fé duentia, fanática, desmedida e inconsequente ... falo de uma fé saudável.. a que todos nós devemos ter .. fé em uma vida melhor .. "fé com os pés no chão" e não se "encostar" numa fé "sem noção" que não leva ninguém a lugar nenhum .. Pois esta não seria mais fé .. E sim uma patologia psiquiátrica...

    Eu quero concluir aqui para não me alongar mais pois acredito que não há mais essa necessidade .. Então respondendo ao questionamento tema dessa postagem .. A Fé em seu sentido estrito e correto não é cegueira e sim visão aguçada!!!

    Abraços a todos .. adorei o tema e todos os comentários muito bem pensandos ..

    Ótimo espaço!!

    Beijos e Fuiiêê =D

    ResponderExcluir
  7. Nietzsche
    "Se o cristianismo tivesse razão em suas teses acerca de um Deus vingador, da pecaminosidade universal, da predestinação e do perigo de uma danação eterna, seria um indício de imbecilidade e falta de caráter não se tornar padre, apóstolo ou eremita e trabalhar, com temor e tremor, unicamente pela própria salvação; pois seria absurdo perder assim o benefício eterno, em troca de comodidade temporal. Supondo que se creia realmente nessas coisas, o cristão comum é uma figura deplorável, um ser que não sabe contar até três, e que, justamente por sua incapacidade mental, não mereceria ser punido tão duramente quanto promete o cristianismo."

    ResponderExcluir